O que é a dissociação no transtorno de personalidade Borderline?
A dissociação é uma experiência muito comum para pessoas com o transtorno da personalidade borderline (TPB).
Às vezes, você sente como se estivesse no "modo desligado"?
Tem horas que você sem sente "irreal" ou que as coisas ao seu redor parecem estranhas ou desconhecidas?Às vezes, você perde períodos de tempo, ou tem algum pedaço do dia que você não lembra?
Essas experiências acontecem quando você está sob muito estresse? Você pode estar experimentando a dissociação.
O que é dissociação?
A Associação Americana de Psiquiatria define dissociação como "perturbação das funções normalmente integradas da consciência, memória , identidade ou percepção do ambiente".
Mas o que isso significa? Na realidade, mesmo os especialistas não estão completamente certos como definir a dissociação.
Contudo, anos de estudos permitiram aos pesquisadores descreverem experiências que acompanham a dissociação.
Existem:
-Despersonalização: a despersonalização é sentir-se separado de si mesmo e do seu corpo. As pessoas que tiveram a experiência de despersonalização dizem que elas se sentem observando o seu corpo de fora, como se estivessem em um sonho.
-Desrealização: a desrealização é similar a despersonalização, a diferença é que a pessoa se sente separada do mundo externo, assim como das pessoas ou coisas.
A desrealização pode fazer que coisas familiares pareçam estranhas, irreais ou desconhecidas.
A desrealização e a despersonalização podem ocorrer ao mesmo tempo.
-Amnésia: Algumas pessoas que experimentam a dissociação tem períodos de amnésia ou "perda de tempo".
Elas tem de minutos a horas ou dias em que elas estão acordadas mas não se lembram onde elas estiveram ou o que fizeram.
Se você nunca teve uma experiência de dissociação, pode estar confuso com estar descrições.
Mas a maioria das pessoas experimenta formas mais leve de dissociação durante a vida.
Por exemplo, você já dirigiu sozinho na estrada, e de repente, você olhou e percebeu que perdeu a saída, mas não se lembra o que estava fazendo ou pensando porque estava distraído? Ou, já leu uma palavra impressa em uma página e sentiu que a palavra parecia estranha ou desconhecida, mesmo já tendo a lido inúmeras vezes?
Essas são formas mais leves de dissociação que as pessoas experimentam.
A dissociação é um transtorno?
Há alguns transtornos que incluem a dissociação como núcleo central.
Por exemplo, o Transtorno da Identidade Dissociativa (TID) é uma doença que se pensava ser resultado de uma grave dissociação que levava a pessoa a desenvolver múltiplas personalidades. Contudo, há muita controvérsia sobre o que o TID é e se pode ser definido cientificamente.
A dissociação é também presente em outros transtornos.
Por exemplo, um sintoma do TPB (borderline) é a dissociação durante períodos de estresse.
A dissociação é também associada ao transtorno do estresse pós-traumático.
A dissociação pode ser tratada? Sim. Tratamentos para o TPB geralmente também incluem componentes que reduzem a dissociação. O tratamento para dissociação é baseado em aprender habilidades que ajudem o paciente a reconectar-se consigo mesmo, com o momento presente e seu ambiente atual.
Por exemplo, o "grounding" é uma habilidade que pode ser usada para diminuir a dissociação. Exercícios de "grounding" envolvem usar estímulo externo para reconectar-se.
Por exemplo, em um exercício visual de grounding, você será instruído a observar os pequenos detalhes no ambiente ao seu redor até você sentir-se mais conectado.
Algumas pessoas respondem melhor a exercícios de "grounding" que usem os sentidos; exemplo: segurar uma pedra de gelo por alguns segundos para ajudá-lo a trazer de volta ao momento presente.
